Por favor faça LOGIN ou REGISTE-SE Para fazer as suas reservas.
TOURS : River & Sea

Pescador por 1 dia + Jantar

Venha conhecer a Arte Xávega. Esta forma tradicional de pesca, em que um grupo de pescadores num barco a remos lança as redes, para cercar os cardumes, puxando aquelas mais tarde para a praia, com a ajuda de bois ou meios mecânicos. Venha ver e....saborear um bom peixe, que você mesmo 'pescou', ao jantar.
35
Por pessoa
RESERVE JÁ
Descrição

Passeio Privado - DOWNLOAD PDF HERE

História
  • Este tipo de pesca era praticado em várias praias ao longo da costa portuguesa, persistindo em algumas, como a da Fonte da Telha e Costa da Caparica. A recolha do xalavar por tração animal e força braçal, termina aproximadamente na década de 70 na Costa da Caparica. Atualmente em Portugal a xávega é efetuada por meios mecânicos.
  • A palavra xávega provém do etimo árabe xábaka, que significa rede. A denominação xávega era usada pelos pescadores do sul de Portugal. No litoral centro e norte praticava-se um tipo de pesca idêntico mas com muitas diferenças, ou seja: os barcos, diferentes na forma (crescente de lua) e no tamanho, também de fundo chato e com as suas proas bastante mais elevadas para melhor suportarem o ímpeto das ondas, tinham uma capacidade de carga muitíssimo maior do que os barcos do sul.
  • Inicialmente, o termo xávega era usado só pelos pescadores do sul, nomeadamente os da costa algarvia e tanto dava para definir a rede como o próprio barco.    
  • No litoral centro e norte, o termo por que se denominava este tipo de pesca era simplesmente "as artes" ou "as campanhas das artes". Por uma questão de legislação e porque as leis quando são feitas são para todo o país, começou-se a chamar (erradamente) xávega a todo o tipo de pesca envolvendo o arrasto em que as redes são puxadas para terra.
A Faina
  • xávega é uma pesca artesanal feita com rede de cerco e o seu equipamento é composto dum longo cabo com flutuadores, tendo na sua metade de comprimento um saco de rede em forma cónica (xalavar). Antigamente a recolha era feita com a ajuda de juntas de bois e força braçal, atualmente por tração mecânica, dois tratores.   
  • xalavar é colocado no mar, longe da costa por uma embarcação, que vai desenrolando a metade do cabo, ficando uma das pontas do mesmo amarrada a um dos dois tratores intervenientes. Os pescadores efetuam o cerco aos cardumes de peixe em alto mar e retornam à praia desenrolando a outra metade do cabo para a sua extremidade ser enrolada ao segundo trator. A xávega termina com a chegada a terra e abertura do xalavar (saco de rede de forma cónica) que contém a pescaria.

Programa

  • Assista a este tipo de arte de pesca, de tradição milenar.
  • Veja como as redes são puxadas, o peixe capturado separado para ser leiloado publicamente, não sem que antes todos os participantes na árdua tarefa recebam o seu quinhão,. Tudo isto partilhado num agradável convívio com os pescadores, homens experientes, contando as suas histórias da faina .
Jantar
  • Oportunidade de jantar, num restaurante à beira mar, com o horizonte como pano de fundo. Como menu temos peixe fresco, grelhado ou em caldeirada ou se preferir carne grelhada, participando se desejar, na confecção desta magnifica iguaria da gastronomia portuguesa. 
  • O restaurante programa festas temáticas que poderão ser programadas  mediante marcação e dispõe igualmente de um Dj que passa música ambiente.
  • Tudo isso e muito mais animação lhe esperam,  com a promessa de uma tarde e noite bem passada.
Dias da semana disponíveis Domingo, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado
Disponível no período De 01 Junho 2015 a 15 Setembro 2025
Observações

Local de Pick-up a combinar 

Incluido

  • Transporte de elevado conforto (Opcional). Os preços apresentados são a partir de Lisboa, ida e volta.
  • Água engarrafada a bordo  - Wifi - Jantar e observação/participação no puxar das redes.

Não Incluído

  • Despesas de caracter pessoal.

ESCOLHA O VEÍCULO PRETENDIDO

Arte Xávega+Jantar
x2 Pessoas
Preço
70.00

ADICIONAR

Van
x2 Pessoas
Preço
70.00

ADICIONAR

Arte Xávega+Jantar
x3 Pessoas
Preço
105.00

ADICIONAR

Van
x3 Pessoas
Preço
70.00

ADICIONAR

Arte Xávega+Jantar
x4 Pessoas
Preço
140.00

ADICIONAR

Van
x4 Pessoas
Preço
70.00

ADICIONAR

Arte Xávega+Jantar
x5 Pessoas
Preço
175.00

ADICIONAR

Van
x5 Pessoas
Preço
70.00

ADICIONAR

Arte Xávega+Jantar
x6 Pessoas
Preço
210.00

ADICIONAR

Van
x6 Pessoas
Preço
70.00

ADICIONAR

Arte Xávega+Jantar
x7 Pessoas
Preço
245.00

ADICIONAR

Van
x7 Pessoas
Preço
70.00

ADICIONAR

No caso de se encontrar alguma criança entre os passageiros, por favor indique a sua idade e peso de forma a podermos providenciar as cadeiras obrigatórias pela lei em vigor.

Preço total: 0